A difícil arte de ler blog

Posted on março 28, 2011 por

8


mantenha-distancia


Esses dias me deparei com uma situação inusitada.

Frequentemente leio blogs sobre biblioteconomia, ciência da informação, tecnologia, etc.. nesse meio costumo ler ainda blogs de centros acadêmicos de biblioteconomia, para saber o que se faz e sobre o que estão falando na graduação e no movimento estudantil.

Lendo um blog de um Centro Academico de um curso de Biblioteconomia li o seguinte post.

[Tomei a liberdade de suprimir os nomes pessoais e institucionais.]

“No dia 12 de março de 2011, Dia do Bibliotecário, tivemos um “Café – Palestra” com a ilustre presença da Professora X, Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Universidade Y Livre-docente em Catalogação que ministrou a palestra: Biblioteca, Informação e Empoderamento com considerações interessantes sobre a posição do bibliotecário diante da informação, lidar com vários meios para disseminá-la, catalogação etc. Quem viu pode confirmar que foi bastante proveitoso ( teve alguns alunos que esticaram a saída também…hehe, para comemorar o reencontro no último dia antes de começarem as aulas que iniciaram dia 14 de março).”

Então fiquei curioso, sem saber onde foi o local do evento, quem apoiou, se teve adesão dos alunos, profissionais, professores, quantos participantes, etc… e fiz o seguinte comentário no post:

“Vamos completar a postagem?
Onde(nome da instituição e do auditório)? Realizado a que horas?
Promovido por quem?
Com o apoio de quem?
Contou com a participação dos estudantes de quais períodos?
Quantos participantes?
Foram apenas estudantes ou bibliotecarios e professores também foram?”

Entendo que esses futuros profissionais ou qualquer outra pessoa que alimente um blog tenha que dar informações completas, afinal de contas um blog pode ser visualisado de qualquer parte do planeta e ao meu ver essa postagem não fornecia todas as informações sobre o evento.

Sabe o que eu recebi como resposta, desses futuros profissionais da informação?

“se vc quisesse realmente essa informações teria lido o convite na postagem anterior “AGENDE-SE” e teria participado do evento!”

Procurei essa postagem, tive que ir em “postagens mais antigas” por duas vezes. Tinham 7 postagens entre “agende-se” e a postagem falando sobre a realização do evento. Pobre do visitante…

Ainda recebi

“creio que não deixamos de informar nada, mas caso alguém de outra instituição,estado ou país queira participar de algum evento é só entrar em CONTATO através do nosso email”

Ou seja, disseminação da informação acho que não é a principal função desse blog, pois não se dissemina, você só saberá se perguntar.

Trepliquei dizendo que “estando na Internet QUALQUER PESSOA NO PLANETA está passível de acessar” e recebi como resposta

“se QUALQUER PESSOA NO PLANETA vai comparecer ao evento que restrito a algumas pessoas, estas, que receberam todas as informações por email”

Agora sim, acho que entendi. O blog parece ser EXCLUSIVO para algumas pessoas, quem não faz parte do curso desta Universidade nem invente de acessar, da até a impressão de que “você não é bem vindo aqui, você não tem que saber da nossa vida”.

Percebi que há uma falta de prática na publicidade dos eventos em que estes alunos participam, talvez eles não tenham participado de muitos eventos ou até mesmo achem que todo visitante tenha, obrigatoriamente, que ler todo o blog, todas as postagens anteriores. Acho que adicionando uma linha com algo assim “Lembrando que este evento faz parte das atividades divulgadas no post agende-se (link para o post)”, ou simplesmente que o post tivesse todas as informações.

É, alimentar um blog não é fácil, ler blog também não é fácil, saber receber críticas é para poucos, ou talvez eu que não saiba o que é um blog.