Redes sociais: A disputa pelos usuários

Posted on novembro 2, 2010 por

0



A disputa pela preferência dos usuários vem fazendo com que as redes sociais fiquem cada vez mais parecidas, tanto que a expressão “orkutização” já é bem usada nesse meio.

Já usei por muito tempo o orkut, em especial quando ele era uma ferramenta mais restrita, onde não existia tanta “xeretagem”  nos perfis, pois acredito que se tenho um mural para as pessoas deixarem recado para mim, os recados são para mim. Há quem diga “restrinja a visualização do mural”, mas aí é onde mora, para mim, a moral da história, onde o perfil das pessoas daquela rede é que vão cativar ou não o usuário.

Exemplifico: Ir morar em um condomínio onde os vizinhos ficam constantemente olhando pela sua janela para saber o que se passa dentro da sua casa. Solução: cortinas, película ou persianas nas janelas. Seria muito mais civilizado não se olhar pela janela do vizinho, mas sim ver apenas o que cada um coloca em sua varanda ou jardim, deixando a vista o que querem que seja visto e que cada vizinho possa ver o que há dentro da sua casa apenas se convidado a entrar.

Opiniões a parte, a disputa pela preferência dos usuários tem feito com que cada vez mais as redes fiquem cada vez mais semelhantes, contudo preservando suas particularidades.

No vídeo abaixo, uma pequena apresentação do que é o Facebook para os que ainda não o conhecem. Suas funções, para mim, são bem mais completas, tornando-o bem mais útil que o orkut. Talvez daí a sua popularização no resto do mundo.

 

Um exemplo da orkutização do Facebook pode ser vista no vídeo abaixo, contudo mostra bem, ao meu ver, a diferença na maturidade entre as redes Facebook e Orkut.

De maneira bem divertida, o pessoal do “Tem um cara nos seguindo” mostra como seria essa disputa pelos usuários se as redes fosse pessoas.

 

 

Posted in: Uncategorized